DC Comics - Quando pensava que estava fora, eles voltam (sempre) a puxar-me!

Ontem, um amigo que há muito não lê BD afirmou ser "um homem Marvel". De seguida, na brincadeira, repetiu-me a pergunta e, sem pensar nenhuma outra vez e muito para minha surpresa respondi (eu que não gosto de trincheiras) "eu sou DC". Apesar de o Homem-Aranha continuar a ser aquele que me introduziu à BD, as publicações da Abril abriram-me as portas para esse multiverso maravilhoso e desconhecido da DC Comics que seria o meu favorito durante mais de duas décadas. 

Já aqui publiquei três artigos sobre a minha recente relação com a editora. Se tiverem curiosidade sempre os podem ler: este é o primeiro; o segundo; o terceiro

Agora, porque estou eu (sempre) a voltar ao assunto? Porque é que, apesar de ser usado e abusado, regresso feito um cordeirinho? Parte da culpa é de Grant Morrison, o escritor louco escocês que, recentemente, anunciou a publicação da à muito esperada série Multiversity e, para o efeito, colocou na internet a seguinte imagem.



(vejam o Descobrir as Diferenças que ainda a semana passada postei sobre esta mesma imagem)

Não vou aqui discutir as implicações filosóficas e místicas pelo facto de o novo multiverso DC em muito se assemelhar à cosmologia budista (o facto de Morrison ser praticante de artes místicas não deve dissociar-se disto). Também não vou discutir a muito interessante estrutura do mesmo - um dia destes faço-o - mas antes vou ligar isto ao mais recente evento da editora, Forever Evil. Para quem não o leu, desde já aviso que há spoilers daqui para a frente.  Esta história marcou o regresso das contra-partes maléficas do Super-Homem, Mulher-Maravilha, Batman, et al, habitantes de um universo paralelo ao nosso, o da Terra-3. Este nome, para os leitores da DC, é bastante relevante, e a sua origem remonta ao universo pré-Crise nas Terras Infinitas. Este foi o fabuloso evento de 1986 que destruiu o antigo multiverso da DC e deu origem a um único universo desta editora, aquele que li durante mais de duas décadas. Foi nesta mesma história que, pela primeira vez, a Terra-3 é destruída. Aliás, a mais famosa Crise da BD começa com a destruição deste universo onde os heróis são vilões e vice-versa. Não é, portanto, coincidência que a mini-série Forever Evil tenha escolhido o regresso destes personagens como a sua pedra de toque. Principalmente se tivermos em conta a última página da história (e agora é que vêm mesmo os spoilers), onde é revelada a identidade do personagem que destruiu (não de uma forma tão definitiva como da primeira vez) a Terra dos primos vis dos super-heróis DC. O vilão era o Anti-Monitor, o responsável pela tal Crise nas Terras Infinitas.

De um puxão a DC continuou a aproximar-me dela. Depois disso a paixão tem voltado de forma lenta mas segura. Houve o anúncio que Grant Morrison iria finalmente publicar a sua série Multiversity, onde irá não só finalmente revelar várias Terras do multiverso DC (que não é infinito mas antes composto por 52 universos), como também a macro-tapeçaria sobre a qual está desenhada a cosmogonia da editora.  Sim, porque o mapa acima publicado reúne os mais interessantes e dispares aspectos da mitologia que os vários escritores e desenhistas construíram (quase de graça) para DC ao longo de 75 anos. Porque os estrutura, de uma forma ao mesmo tempo limpa e imaginativa, fazendo algo que os fãs de BD adoram, uma organização. E porque, acima de tudo, abre espaço para mais imaginação e boas histórias. 

Existiu ainda a revelação de que, em Abril do ano que vem, será publicado um outro evento, um que se desenvolve a partir não só da revelação final da série Forever Evil, como de três séries semanais que começaram recentemente a ser publicadas - e todas acabam em Março de 2015. Mas o mais importante sinal da importância deste misterioso evento não é nenhum destes factos. É que Abril de 2015 marca o 30.º aniversário da publicação da Crise nas Terras Infinitas e os fãs da DC sabem que isso não pode ser coincidência. Portanto, DC... conseguiste! Não só com boas histórias - já que, sem isso, não há promessa de Crise que me traga de volta - mas também com nostalgia. Tens-me de volta e, pelo menos, com esperança que regresses à tua antiga forma.

(Querem saber duas teorias minhas? Nota, isto só interessa aos fãs de BD: 

Primeira: e se o personagem que misteriosamente ajuda o Anti-Monitor fosse o Flash Reverso da DC pré-Novos 52? 

Segunda: será que duas das 52 Terras do multiverso "criado" por Morrison não serão dedicadas aos universos da TV e Cinema? Seria uma forma interessante de criar uma coesão que tanto é apreciada)

Sem comentários: