Colecção Marvel Levoir/Público – 1.º Volume: Capitão América, Soldado de Inverno

(Prometo informar os menos conhecedores acerca da acessibilidade desta coleção de BD, ou seja, se é fácil ou não ler sem saber mais coisas)

Grau de acessibilidade: Razoável

Sai Quinta-Feira, dia 10 de Julho, junto com jornal Público e custa 4,90€


Não sou o primeiro nem serei o último a dizer que os últimos anos têm sido maravilhosos para a publicação de BD estrangeira em português do nosso Portugal. Especialmente a de super-heróis. Logo no seu início, este ano de 2014 foi testemunha de um marco: o regresso das publicações mensais pela Panini com os personagens da Marvel. Agora, a editora que começou tudo, a Levoir, associada ao jornal Público, volta a dar ar da sua graça, depois de um ano de 2013 exclusivamente dedicado à DC Comics, a distinta concorrente da Marvel.

Este regresso só poderia ser feito com o primeiro personagem a ter um filme lançado no corrente ano: o Capitão América. E, já agora, com a publicação da história que inspirou esta última obra cinematográfica: O Soldado do Inverno da dupla Ed Brubaker, na escrita, e Steve Epting, no desenho. Não são difíceis os elogios que se podem dar a esta obra. Foi um dos grandes marcos na carreira literária do personagem, que nem sempre se pautou por obras de importância significativa no panorama da BD americana. Teve alguns altos com as duplas Roger Stern/John Byrne e J.M. deMatteis/Mike Zeck na década de 80, Jack Kirby na de 70 e, claro, com o regresso à Marvel na década de 60 (não convém esquecer que o personagem remonta à década de 40). Contudo, fora estes pequenos picos, foi sempre um personagem que funcionava particularmente melhor como membro dos Vingadores, pela sua personalidade e presença, ou como fonte de inspiração para outros. Provavelmente será o meu ponto de vista que tolda esta análise, mas o facto de ser europeu a analisar um claro símbolo estado-unidense não a facilita de forma alguma. Ainda assim, na altura, os rasgados elogios que eram tecidos à tentativa de Brubaker/Epting  foram suficientes para que desse uma chance às histórias. O tempo não se deu por perdido e os capítulos que são colecionados nestes dois primeiros volumes desta coleção da Levoir constituem-se como um dos pontos altos da carreira quer do Capitão América, quer dos dois autores. 

Epting seria o principal desenhista durante dois anos da saga que Brubaker tinha orquestrada, saga esta que se esticaria para um total de sete anos. O estilo do escritor deveria muito ao ambiente típico dos thrillers de espionagem da década de 70, envolvendo espiões russos e conspirações transcontinentais. Tudo, claro, no palco maior que a vida dos super-heróis, com vilões tenebrosos como o absurdamente terrível Caveira Vermelha, eterno arquinimigo do sentinela da liberdade e resquício de uma época negra da história da humanidade, o Nazismo. Este Soldado do Inverno é exactamente isto tudo, uma incursão empolgante pelos meandros da espionagem e contra-espionagem típica deste imaginário.  Imperdível!


Sem comentários: