Panini Portugal – Guardiões da Galáxia, vol. 1, Vingadores do Espaço

Saiu hoje, dia 28 de Maio de 2014, mais um volume da Panini que coleciona um confortável número de capítulos da história recente de determinados personagens da editora Marvel e que irão ter importância no seu universo cinematográfico: os Guardiões da Galáxia.

Quando a editora anunciou este grupo de super-heróis como um dos seus projetos para o universo partilhado que está a construir no ecrã gigante, muitos de fora da BD perguntaram-se “quem são eles?” e os de dentro “porquê estes?”. Efetivamente, não estamos a falar de um dos mais conhecidos conceitos da Marvel, ainda que a sua história recente tenha sido, para os fãs, bastante rica. O nome Guardiões da Galáxia está longe de ser novo, tendo surgido nos fins da década de 60 na revista Marvel Super-Heroes número 18, datado de Janeiro de 1969, e criados por Arnold Drake e Gene Colan (ainda que se diga que Stan Lee teve um papel nada pequeno na sua criação – como aliás com todos os personagens da editora daquela década). Esta iteração, apesar de não ser aquela que irá surgir no cinema, é das mais conhecidas e duradouras. Um conjunto de super-heróis reúne-se, no futuro longínquo da década de XXX, para combater a invasão da raça Badoon ao nosso sistema solar. Nascem os Guardiões da Galáxia que, nas próximas três décadas e meia, aparecerão como convidados em inúmeras outras revistas (uma das mais relevantes foi a dos Vingadores) e na sua própria, publicada na primeira metade da década de 90. Depois do cancelamento desta desapareçam de forma mais ou menos definitiva.

Durante mais de 10 anos não existiu no mercado nenhuma revista com o nome do grupo mas, em 2008, Dan Abnett e Andy Lanning, que estavam encarregues das histórias do canto cósmico da Marvel, decidem reativar o conceito mas, desta feita, com personagens completamente diferentes do nosso “presente”. Nascidos na sequência de ameaças pan-universais como a Onda de Aniquilação e a Phalanx, os heróis Star-Lord, Rocket Racoon, Quasar, Adam Warlock, Gamora, Drax o Destruidor e Groot, reúnem-se sob a égide de Guardiões da Galáxia, criam a sua “casa” na cabeça de um Celestial falecido (querem saber mais? Leiam as BD’s, muito boas) e autoproclamam-se defensores da “ordem cósmica”. Isto apesar de terem como membros um guaxinim falante, uma árvore senciente que apenas diz “I Am Groot”, um ex-messias estelar como Adam Warlock, a “mulher mais perigosa da galáxia”, Gamora, etc. Ou seja, uma reunião eclética de personagens. Mas estas personalidades díspares e a sua dinâmica atraíram suficientes leitores para que esta iteração durasse ainda 25 números, até que imperativos vários ditaram o cancelamento de toda a linha cósmica que Abnett e Lanning tinham criado. A história iniciada em 2008 concluía na saga Thanos Imperative.


Se o nome Thanos vos soa familiar é porque sabem que este será o vilão do terceiro filme dos Vingadores e percebem porque a editora decidiu incluir os Guardiões no cinema. As histórias incluídas neste volume da Panini reúnem os primeiros capítulos da terceira tentativa da Marvel, datada de 2012, com argumento do prolífero Brian Michael Bendis e desenhos de Steve McNiven, com objetivo de preparar os leitores para a versão do cinema. É que a equipa é composta pelos personagens que irão aparecer no grande ecrã – mais um de bónus: o muito conhecido Homem de Ferro. Estas novas aventuras não são, na minha opinião, da mesma qualidade das publicadas por Abnett e Lanning mas, ainda assim, bastante interessantes. Leiam e depois digam qualquer coisa.

Sem comentários: