Rapidinhas BD – Ardalén; Avengers Epic Collection vol. 9; East of West vol. 1

Ardalén de Miguelanxo Prado

Miguelanxo Prado está de volta e não precisava de ser perdoado, principalmente depois de um livro desta qualidade. Mistura de sonho e memória ou de sonho com memória, Aldarèn é onirismo narrativo, onde um velho recorda-se de vidas que não a sua, graças ao sabor salgado de ventos provindos do oceano. Desenho irrepreensível, provando que a BD pode ser tanto mais que aquilo que muitos julgam ela ser, pode ser pintura narrada em pequenos quadros que entretecem uma história vaga mas mais real que um sonho.

Avengers Epic Collection vol. 9: the Final Threat com vários

Um dia falo deste num post mais longo e será por duas razões: por causa da Epic Collection da Marvel, uma das melhores coleções de BD a sair nos últimos tempos; por ser uma das melhores fases dos Vingadores, uma que guardo com memória de juventude. Uma quantidade apreciável das histórias contidas neste volume de 400 páginas fazem parte dos meus anos 80 a ler BD no formatinho da Editora Abril: as saudosas Heróis da TV e Grandes Heróis Marvel. Que bem que envelheceram! Os autores que na altura trabalhavam nos Vingadores (as histórias são de 1976-1977), estavam no início de carreira… e que início: George Pérez; John Byrne; Jim Shooter; Jim Starlin; etc. Que coleção de aventuras: Noiva de Ultron; Regresso de Magnum (Wonder Man no original); Confronto com o Conde Nefária (que nome!); Primeiro grande encontro com Thanos, que os que viram o filme do ano passado sabem que será o grande inimigo no terceiro filme, ainda a sair; etc. Só coisas do melhor!


East of West vol. 1 de Jonathan Hickman e Nick Dragotta


A Image, sossegadinha no seu canto, lá vai fazendo uma nova revolução no panorama da BD americana, dando rédea solta a alguns dos mais inventivos e inovadores criadores da atualidade. Hickman ficou recentemente conhecido pelo trabalho no Quarteto Fantástico e Vingadores mas é no mundo da produção independente e com as suas próprias criações que ele melhor dá aso à sua inacreditável imaginação, como se prova por este excelente primeiro volume de East of West. Cavaleiros do Apocalipse adolescentes, cowboys que são a corporização da Morte Bíblica, um mundo muito diferente do nosso mas, ainda assim, a nossa Terra, os Estados Unidos separados em diferentes reinos – um para índios; outro para europeus; outro ainda para asiáticos. Tudo misturado e servido com o temperozito da escrita barroca de Hickman. Fabuloso!

2 comentários:

Optimus Primal disse...

E o Avengers pela capa tambem reune parte da saga da Coroa da Serpente que é bem fraquinha apesar da arte do PEREZ.

SAM disse...

Optimus, apesar da capa, a Saga da Coroa da Serpente não está neste volume. Isto colecciona do 150 ao 166 da revista original dos Avengers. Essa saga é incluída no volume anterior.