Tian zhu ding de Zhangke Jia (China, um toque de pecado)

Este não é um filme de Natal.

O novo do realizador Zhangke Jia é uma visão da China atual, um país que, paulatinamente, desperta da sua antiga condição e afirma-se para a modernidade. O filme é composto por quatro episódios passados em diferentes pontos do território chinês e todos eles, de uma forma ou de outra, envolvem incidentes de violência (alguma extrema).  Viajamos da China do “sonho comunista”, a da reforma agrária, até a consumista e capitalista, a que se presta a abandonos hedonistas possibilitados pelas fortes diferentes socioeconómicas entre os seus habitantes. Aqui, obviamente, reside a alma deste impressionante filme. Aqui reside o pecado de que o realizador acusa a China de perpetrar.

O espectador fica devidamente avisado do que pode esperar logo na primeira cena, em que um assassinato é levado a cabo de forma clara, decidida e rápida. Este assassinato acaba também por sublinhar a temática do filme, porque aqui não se mata por hedonismo e puro prazer, não existem coreografias aéreas em que a “beleza da violência” é ritualizada. 

O primeiro episódio de China, um toque de pecado funciona, por seu lado, não só como um aviso à navegação como uma canção de amor ao cinema. Um homem de uma classe socioeconómica baixa do interior da China sente-se abandonado pela promessa da divisão das riquezas por todos, defendida pelo sonho comunista. Haviam prometido a si e a uma aldeia inteira uma divisão dos lucros de uma mina adquirida e, quase ingenuamente, defende vocalmente que essa promessa seja cumprida. O que se segue é, não só, o primeiro episódio assumido da violência extrema, como um piscar de olho a uma das grandes exportações do cinema americano: o filme de cowboys com cheirinho de vingança.

Existirão mais três histórias, a de um assassino a soldo (ou assim achamos que seja), a de uma amor entre um casal jovem, envolvido na cena da prostituição de luxo, e a de uma mulher envolvida com um homem casado. O filme acaba com um olhar acusatório. A quem? Isso já tenho as minhas duvidas. Será dirigido a mim ou à China?

China, um toque de pecado não é fácil, nem deverá ser visto por olhos menos sensíveis, mas é também um filme obrigatório para começar a perceber quem é este importante jogador (por ventura o mais importante) do jogo que se joga nos nossos dias. Que cultura e desejos impelem este povo milenar para a frente. Numa população que chega aos 1,3 mil milhões, este filme é apenas a visão de um deles mas, geralmente, o artista tem a objectiva que clarifica e este poderá ser uma dessas limpezas de olhar.

Sem comentários: