O que vou lendo! - Le blue est un couleur chaude de Julie Mahon

-->
Comprei e li este livro por razões que não serão as mais puras (ou intelectuais – que pecado!). Sabia que tinha sido a base de inspiração para o filme La Vie D’Ádele – parte 1 e 2 de Abdelatiff Kechiche, que venceu a Palma D’Ouro de Cannes este ano e fiquei, naturalmente, curioso, não só pela película em si mas também, e por osmose, por querer saber o que teria inspirado o realizador a fazer algo tão comentado. Sim… tenho o meu lado de alcoviteiro!
A história do volume é exatamente aquela do filme (ou melhor, o contrário), uma história de amor entre duas raparigas adolescentes. Existe a paulatina descoberta e a intensidade de uma relação que (parece) ser apenas possível com esta idade. Tudo é novo, por vezes de forma aterradora, tudo é sentido na pele e no amago, sem balizas, sem discernimentos - ditos maduros. E este sentimento, esta intensidade, é esplendorosamente focada neste livro. Existem outros exemplos muito interessantes na BD sobre amor adolescente, e os que são verdadeiramente relevantes são aqueles que suplantam as meras roupagens da rapariga ou rapaz que descobre o amor (que pode ou não ser o da vida). Lembro-me, por exemplo, do extraordinário Blankets de Craig Thompson (podem ler aqui o que escrevi sobre ele há alguns anos), um produto final bastante diferente deste Le blue est un couleur chaude, mas igualmente relevante no contexto do que foquei até agora. Enquanto o trabalho de Thompson é autobiográfico, o de Mahon não o é, tal como já acerrimamente defendido pela autora. Enquanto o primeiro exibe já um maturado controle não só da arte de contar uma história em BD como do próprio desenho, a autora belga (que começou o álbum com 19 anos e trabalhou no mesmo durante 5 anos) ainda tem caminho a percorrer nestes dois aspetos. Contudo, este trabalho possui profundidade e complexidade emotiva suficientes para não deixar muito espaço para o considerarmos como naïf. Algumas das escolhas gráficas da autora, nomeadamente o facto de o passado ser a preto e branco e o presenta a cores, revelam algum deslumbramento face a soluções narrativas, mas as mesmas não funcionam em detrimento do desfrute da história e dos personagens, os verdadeiros protagonistas da qualidade intrínseca de Le blue est un couleur chaude
Como já disse, este é um livro de sentimentos à flor da pele, sentidos com o sabor de quem os descobre pela primeira vez ao mesmo tempo que se descobre a si (o que, muito de nós, tem dificuldade em fazer). E, já agora, o facto de a história ser de um amor lésbico é apenas uma roupagem que em nada afeta o conteúdo e mensagem essenciais ao conto. Nisto reside muita da beleza e relevância. Uma capacidade de reconhecer a universalidade dos sentimentos de amor, da descoberta enquanto fator libertador, de plenitude do eu.
Os dois personagens principais, as duas mulheres, estão perfeitamente definidas, alicerçadas não na facilidade e falácia do senso comum ou do choque pelo choque, mas antes na verdade que lhes é intrínseca, na sucessão de escolhas que as fazem e as completam. Ainda que com algum melodrama à mistura, todas as opções parecem verdadeiras, mesmo as cobardes, mesmo as corajosas, mesmo as comuns. E são estas últimas as que mais há, aquelas que passam despercebidas, que são apenas relevantes na vida de cada um dos personagens. 
Uma obra deslumbrada e deslumbrante. Mal posso esperar para ver o filme e ver qual dos dois é o melhor.

Sem comentários: