Colecção DC Levoir/Público – 1.º Volume: Liga da Justiça

(Prometo tentar informar aos menos conhecedores de BD acerca da acessibilidade desta colecção, ou seja, se é fácil ou não ler sem saber muito mais coisas)


Grau de acessibilidade: Médio para o fácil
 
Sai amanhã, Quinta-feira, dia 11 de Julho, junto com Público e custa 4,9€

Este volume apresenta os derradeiros contos escritos pelo escocês Grant Morrison para a Liga da Justiça, culminando uma das melhores sequências de histórias da equipe de super-heróis da DC que reúne os seus maiores ícones: Super-Homem; Mulher-Maravilha; Batman, Flash; Lanterna Verde; etc. 

As duas histórias incluídas não implicam um profundo conhecimento do universo DC, isto para além de saber quem são os personagens principais, e acho que todos têm uma ideia relativamente bem concebida de quem eles são. Ainda que apareçam algumas que são certamente desconhecidas do grande público (principalmente na 2.ª história desenhada por Ed McGuiness), o acompanhamento do desenrolar do enredo não é prejudicado pelo facto.

A primeira história é o encontro entre a Liga da Justiça e os seus doppelgangers de um universo espelho. Trata-se da reinterpretação, pela deambulante imaginação de Morrison, de conceitos nascidos na década de 60.

A 2.ª história, apesar da Liga estar ausente durante parte das suas páginas, é mais um fantástico exercício de estética literária BDística típica de Morrison.

Qualquer uma das histórias tem desenhos de dois dos mais nobres representantes da 9.ª Arte: Frank Quitely - que tem inúmeras colaborações com Morrison; Ed McGuiness - conhecido por um estilo que só consigo descrever como manga cartoonesco operático.

Nota final – Eu não partilho da opinião que se tem de saber tudo para acompanhar bem uma história. Parte da “magia” da BD americana reside na descoberta posterior, na paciente reconstrução do puzzle. Mas para aqueles que não têm tempo e paciência aqui fica este meu pequeno esforço.

Sem comentários: