O que vou lendo! - Fairest volume 1


Fairest vol. 1 de Bill Willingham (escritor) e Phil Jimenez (desenhista)


Esta nova série da Vertigo, imprint da DC Comics, é uma extensão do universo de Fables, o já longo e excelente recontar do universo dos Contos de Fadas da autoria de Bill Willigham. O conceito era, à altura, simples mas relativamente inovador, partindo da ideia de que os vários personagens que todos conhecemos destes contos viviam no nosso mundo, após terem sido expulsos da sua terra “encantada” por um mal aterrador que aí se fez presente e totalitário. Fables tem discorrido nos últimos dez anos de forma salutarmente consistente em termos de qualidade, sendo umas das mais interessantes BDs a sair regularmente nos EUA. Este Fairest, por sua vez, foca a atenção exclusivamente nas princesas deste universo (e sabemos que são muitas), sendo que este primeiro volume desvia o nosso olhar, numa primeira grande história, para as desventuras da Bela Adormecida, a formosa Aurora, enquanto encontra-se com Ali Babá (sim, o dos 40 ladrões), um génio (parecido com o do Aladino) e uma Rainha do Gelo. Na segunda, apenas de um único capítulo, é-nos relatado um episódio na vida da Bela e de seu eterno companheiro, o Monstro, num conto noir.
O primeiro conto, da autoria de Willingham e do excelente desenhista Phil Jimenez, que já estava afastado há algum tempo das lides da Vertigo (desde Otherworld, criado por si), continua na mesma linha de qualidade a que o escritor nos tem habituado na série principal, inclusive seguindo um pequeno enredo de Fables (que não é necessário conhecer para entender este Fairest). A marca de água do escritor está espalhada por todos os 6 capítulos, misturando humor, alta fantasia e todo o colorido inerente a este tipo de personagens numa colagem feliz que não despreza os eloquentes diálogos entre personagens (o génio é particularmente interessante). Em suma, mais do mesmo, mas quando o mesmo é este mesmo, queremos sempre este mesmo.
A segunda história, apenas de um capítulo e escrita por um colaborador de Willigham, Mathew Sturges, segue uma outra linha, mesmo porque aposta num conto ao estilo de um Philip Marlowe, um dos pais do noir, ao mesmo tempo que desenvolve a mítica história de amor entre a Bela e o Monstro, revelando contornos ocultos do seu relacionamento.
Fairest continua, assim, no mesmo caminho da revista-mãe, Fables, de forma nenhuma desviando-se da qualidade imposta por esta e tornando-se numa das mais completas leituras de BD actualmente nas prateleiras.

2 comentários:

Nuno Amado disse...

Qualquer elogio feito a Fables e aos seus "spin-offs" soa sempre a pequeno! A série "mãe" é fantástica (estou a comprar as "deluxes editions, vale a pena), Jack of Fables é muito bom e Fairest está a seguir o trilho de qualidade de Fables!
Um grande universo desenvolvido por Bill Willingham!
;)

Abraço

SAM disse...

Sim, Nuno, é tudo mesmo muito, muito bom. Adoro ler. E essa ideia que me dás do Deluxes não é ada má. Tenho tudo em TPB (Fables, Cinderella, Jack of Fables, Fairest) mas é daquelas séries, como tantas da Vertigo, em que vale a pena o investimento de uma edição mais "digna".