Banda Desenhada. Porque vale a pena ler e ler e ler...


Wanted de Mark Millar e J.G. Jones


Se “Wanted” fosse alguém que conhecemos seria uma pessoa rude, mal-criada, capaz de usar palavras que fariam corar as pedras da calçada. Uma pessoa dura, forte, tão agreste como o topo de um monte constantemente assaltado pela neve e pela chuva. Uma pessoa tão honesta e directa que provavelmente nunca levarias para uma reunião de amigas de infância. Como livro é extraordinariamente divertido e bom.

Wesley Gibson não tem uma vida boa. A namorada trai-o com o melhor amigo. Tem um emprego que odeia, um daqueles das 9 às 5 (isso para os EUA que para Portugal é mesmo das 11 às 4), enfiado num “open-space”, todo o dia a olhar para as “trombas” de alguém que não conhece mas odeia. É constantemente abusado, aldrabado, pisado. Bem, desculpem-me, não é "ele não tem uma vida boa". Tem uma vida horrível!

Mas, e existe sempre um mas nestas histórias, ele é na realidade filho do maior assassino do mundo e é preciso a morte do pai que não conhece para que Wesley descubra não só a verdade sobre si mesmo mas também, e já agora, a verdade sobre o mundo. A apropriadamente apelidada “Fox” aparece-lhe um dia, um corpo cheio de pecado, uma atitude a transbordar de vida, e revela a sua verdadeira identidade e uma sociedade secreta de super-vilões que, também secretamente, governa o mundo faz décadas. Aqui super-vilões são entendidos na seu mais depravado e glorioso “glamour kitsh”. Alguns são assim-assim. Alguns são maus. Alguns são hediondos. Outros ainda devem ensinar umas coisitas ao Diabo. Nenhum, mas nenhum mesmo, é bom!

E o resto da história é ainda pior. O que quer dizer que é muito boa.

“Wanted” é uma viagem. O autor não pede desculpas por nada do que diz, pelos caminhos que escolhe, pelas opções que toma. E isso torna “Wanted” o sonho molhado de muita gente, mas nunca perdendo o essencial apego à realidade, pelas emoções que transmite, pelas verdades que secretamente muitos de nós gostariam de ver-nos acontecer. Mandar tudo à urtigas e descobrir que temos absoluto controlo de tudo na nossa vida!

“Wanted” vai ser passado para cinema pelo realizador Timur Bermambetov com Angelina Jolie no papal de Fox, Morgan Freeman como o líder dos super-vilões (no filme não é usado esse termo) e James McAvoy como Wesley Gibson. Mas façam-se um favor! Leiam o livro antes de ver o filme. Acreditem em mim: 80% do que acontece, é dito e é feito em “Wanted“ é de tal modo fora dos parâmetros do politicamente correcto que é impossível Hollywood aprovar passar na tela. Para bom entendedor, meia-palavra basta!

(NOTA - A fisionomia dos principais personagens em “Wanted” é inspirada em pessoas reais. Wesley em Eminem. Fox em Halle Berry. O pai de Wesley em Tommy Lee Jones”. Giro, n’é?!)

Sem comentários: