Banda Desenhada. Porque vale a pena ler e ler e ler...


Blankets de Craig Thompson, publicado pela Topshelf (EUA)

Craig Thompson é um homem de coragem.

Digo-o porque teve a força de expor, com honestidade (algo tão difícil para tantos de nós), a sua intimidade, a sua vida e as suas experiências.

Blankets retrata com essa honestidade desconcertante - mas com arrebatadora beleza - os seus primeiros 20 e tal anos de vida. Vinte e tal anos enquanto filho de pais religiosos e enquanto adolescente em quem os primeiros sentimentos de amor despertam e nele jorram um dia-a-dia cheio de esperança, novidade e, derradeira e inevitavelmente, desalento. Um amor tão pleno que apenas pode brotar da mente de alguém tão jovem ou tão cheio de vida.

O mais incrível com que Craig Thompson nos presenteia é a sua mestria na arte de fazer uma arte, neste caso BD. A narrativa é feita com um profundo conhecimento das potencialidades da Arte, ao mesmo tempo que a puxa, estica e deforma e dá lugar a novas linguagens que não negam a original mas melhoram-na e aprofundam-na. Em Craig Thompson existe, de facto, uma profunda simbiose entre a narrativa e a imagem. A história avança, desliza e paira com o poder das imagens, que transmitem pensamentos, acções e sentimentos como poucos autores desta Arte o conseguem fazer.

Apenas posso esperar que a Raina de Thompson tenha lido este seu elogio e se tenha deliciado com a honestidade e beleza deste livro da mesma maneira que muitos dos seus leitores.

Sem comentários: